Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Reconhecimento Nacional pela Inmetro e acreditado pela MLA/IAF ( www.iaf.nu)

Atendendo solicitação de alguns organismos de certificação acreditados e, no intuito de auxiliar os interessados nos esclarecimentos sobre o processo de reconhecimento internacional das certificações acreditadas e concebidas com base no acordo de reconhecimento multilateral do IAF, informamos o que se segue :

No Brasil, como em outros países, atuam organismos de certificação, acreditados por organismos estrangeiros. Entretanto, estas acreditações são conduzidas e reconhecidas da mesma forma que as concedidas pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, que goza da mesma credibilidade e reconhecimento dos congêneres estrangeiros

Fonte: Ofício circular n° 005/ Cgcre - “Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO

 

Os principais organismos de certificação que representamos no Brasil

 

TUV Hessen ( Alemanha)
O TUV Hessen è por 45% de propriedade do estado federal alemão Hessia.
Todas as empresas certificadas no mundo pelo TUV Hessen sao cadastradas no site TUEV CLUB
O TUV Hessen è acreditado pelo DAKKS alemão

O DAKKS representanta a Alemanha na  IAF

 

 

QS Schaffhausen (Suíça)

O QS è accreditado pelo SAS Suiço

O SAS representa a Suiça na IAF

 

 EUROCERTIFICATIONS (Italia) Representante mundial de vários organismos para certificação de sistema e Produto.

http://www.eurocertifications.it/certificazioni

 

 

CertiW (Letonia)

A Certiw è acreditada pela Latak

A Latak Assinou o MLA e a Letonia esta em fase de cadastramento no forum IAF.

 

 

ICEP: Institute of European Certification of Personnel ( Cursos para auditor interno)

O ICEP è acreditado pela SNAS: Slovak National Accreditation Service (Slovakia)

A SNAS representa a SlovaKia na IAF

 

Como obter a certificação ISO 9001 o outras ISOs

A empresa precisa de :

  • O consultor que implemente a organização da empresa atendendo a norma a certificação. O seja que prepare a empresa para a auditoria aplicando a norma e preparando o manual com procedimentos e registros obrigatórios. Existem empresas que estão se preparando com seus próprios recursos internos como também outras que estão contratando empresas de consultoria externas.
  • O Organismo de certificação independente e reconhecido vai fazer uma auditoria na empresa para verificar se a organização descrita no manual, cumpre as normas da empresa e descreve a verdade e emitindo em seguida o certificado.

Atenção:

Em hipótese alguma, a equipe do organismo de certificação a ser contratado deverá ser a mesma da consultoria. A contratação de uma consultoria vinculada a uma organização certificadora é condenada pelas práticas internacionais e nacionais de certificação.

( Fonte : D.O – 01 revisão 05: 22/03/2011 - Elaborado por: GT Especial do ABNT/CB-25 – Grupo de Aperfeiçoamento do Processo de Certificação – [CBHM: C/CB-25/Documento Orientativo/ 2010 05 05 – Revisão 4 do documento orientativo nº 01])

 

O reconhecimento do organismo de certificação vem pelo Organismo de acreditação (credenciamento) do Pais (Inmetro , no Brasil) Cada Pais tem o próprio. A Inmetro assinou o MLA (multi lateral agreement) entre os vários organismos de credenciamentos mundiais. Por exemplo:

Brasil :Inmetro          http://www.iaf.nu/articles/IAF_MEM_Brazil/59

Italia : Accredia        http://www.iaf.nu/articles/IAF_MEM_Italy/84

Alemanha : DAKKS  http://www.iaf.nu/articles/IAF_MEM_Germany/73

Suiça : SAS             http://www.iaf.nu/articles/IAF_MEM_Switzerland/107

 

 

Quanto custa uma ISO?

No Brasil existem dezenas de organismos de certificação que estão oferecendo o serviço de auditoria e milhares de empresas de consultoria com preços muito diferente.

Aqui vão algumas dicas para evitar espertinhos:

Em hipótese alguma, a equipe do organismo de certificação a ser contratado deverá ser a mesma da consultoria porque contra a norma.

 

O organismo tem que ser acreditado no Brasil (Inmetro) o no exterior (MLA/IAF e automaticamente reconhecidos pela Inmetro)

Exigir o selo Inmetro e não reconhecer o MLA/IAF è contra a norma.

 

O valor da auditoria è calculado em base ao tamanho da empresa que pela norma è medido pelo N° de funcionários.

(Fonte : IAFMD52013QMSEMS_Audit_DurationPub )

Assim por exemplo pela ISO 9000 pela auditoria do 1° ano são: 0/5 Funcionários : 1.5 dias , 6/10 Funcionários: 2 dias , 11/15 Funcionários: 2.5 dias , 16/25 Funcionários: 3 dias , 26/45 Funcionários: 4 dias , 46/65 Funcionários: 5 dias ecc. Nos anos de auditoria de vigilância os dias são de 1/3.

Oferecer propostas com menor dias de auditoria è contra a norma.

 

Cuidado com quem oferece auditorias muitos baratas o pior ainda emitindo certificados sem que a empresa seja implementada com manual, procedimento e registros obrigatórios. Os grande cliente que exigem o certificados sabem disso e enviam auditores deles para fiscalizar (auditoria de 2° parte) sem contar a possível ação penal no caso de prejuízo.

A ISO exige que a empresa seja bem clara na oferta com o cliente. A mesma coisa tem que ser exigida com a oferta de auditoria.

Deixar as despesas como avião, hotel, viagem, comida ecc em aberto a definir pode dobrar o valor da auditoria.

A Certibrasil Ltda só emite oferta “All inclusive” , incluindo este despesas para evitar surpresas.

O auditor pode reconhecer a empresa implementada permitindo a emissão do certificado o não aceitar por excesso de não conformidades, pedindo uma nova auditoria antes do 365 dias para a próxima auditoria.

A Certibrasil ltda, por ética, não cobra nada para a auditoria a mais evitando a pratica de alguns espertinhos para dobrar o valor da auditoria.

Resumindo, cuidado com a oferta de auditoria inicialmente baixas e em seguidas aumentadas de despesas e auditorias extras.

 

No caso da consultoria, melhor se o consultor for interno o independente do organismo de certificação (obrigatório) O valor teria que ser o mesmo da auditoria. Evite de consultorias cobradas por dias sem definir antes quantos dias o vai assinar um check em branco