Gostaria de falar sobre os credenciamentos de organismos certificadores nos setores para ISO 9001, 14001 e 45001. Como o credenciamento para todos os setores e para todas as ISOs traz custos muito altos tanto de acreditação quanto de requisitos, a maioria dos organismos de certificação não possui todos os 39 setores sob o código EA IAF. Outra classificação dos setores é através dos códigos NACE. Quando não possui um setor específico para aquela ISO específica, o organismo pode emitir um certificado não acreditado que na prática é um certificado sem os logotipos do organismo acreditador e do IAF.
Quando nenhum organismo é acreditado para uma especificação ISO, normalmente para ISOs muito raras, o mercado aceita o certificado não acreditado, mas quando pelo menos um organismo é acreditado, apenas os certificados acreditados são válidos. Portanto, existe a possibilidade de que um organismo de certificação possa emitir certificados acreditados ou não acreditados para a mesma ISO dependendo do setor de produto EA IAF da empresa.
Muitas vezes me deparo com certificados não credenciados vendidos como “normais”, esquecendo de esclarecer a diferença para a empresa. Recomendo atentar para a presença ou não da logomarca de um órgão acreditador como o INMETRO brasileiro ou de outros estrangeiros como DAKKS, UKAS, IAS, UAF, ACCREDIA etc., igualmente válidos no Brasil para o MLA IAF.
Por outro lado, a presença do logotipo da IAF é diferente. Existem organismos de acreditação que, apesar de acreditados, não apresentam o logotipo do IAF no certificado por diversos motivos. Neste caso, o certificado é válido se for destacado o certificado de acreditação do organismo de certificação no qual descreve os setores acreditados para cada ISO. O organismo de acreditação, por sua vez, deve fazer parte do IAF. Ainda há países na fase de inclusão do IAF que aguardam há anos, assim como organismos de acreditação de um país já acreditado há anos com outros. Por exemplo, a UAF americana só este ano aderiu à IAF, apesar de os EUA serem membros há anos com outros como exemplo o IAS.
Por fim, acredito que o acordo MLA IAF é válido para qualquer ISO, embora muitos países, incluindo o Brasil, sejam credenciados no IAF apenas para 9001 e 14001.
Antonello Confente
Certibrasil ltda